quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Estrela de Wrestling

Quando em 1988 o 2º catálogo chegou a Portugal, poucos sabiam quem era o Sgt. Slaughter. Ou Sgt. Slammer como inicialmente foi apresentado aos portugueses enquanto sargento de instrução da Action Force.



Denominado Triple T (Tag Team Terminator), um nome inspirado no universo do wrestling (na altura WWF), o tanque do Sargento era tão especial como a própria figura. Tinha capacidade para apenas 3 figuras, mas as linhas são absolutamente originais e sem dúvida alguma, apelativas.


Sgt. Slaughter era uma estrela profissional da luta-livre norte-americana e foi a 1ª figura do mundo real a ser dada a honra de ser imortalizada enquanto figura G.I.Joe. E curiosamente, catapultou-o para uma posição de identidade com a marca. O "Sarge" tornou-se um verdadeiro Joe. E esta foi a figura que o notabilizou ao serviço da equipa embora seja a 2ª versão (lançada em 1986 nos EUA). A 1ª versão não esteve à venda, estava disponível para envio por correio através do envio de pontos que acompanhavam cada figura ou veículo. Os chamados "mail-ins".


 Eu sempre adorei todo o tipo de tanques. E consequentemente, fiquei apaixonado por este também. E nunca o consegui ter na altura. Na verdade, não era fácil encontrar este veículo nas lojas. No ano seguinte, continuou disponível em Portugal e igualmente difícil de encontrar. Aparecendo nos catálogos a reabastecer o seu "Triple-T" no Centro de Comando Móvel (Mobile Command Centre), mais vontade me dava de o fazer parte do meu pecúlio.


Uma palavra para este catálogo que foi de facto um marco na juventude da vida de muita gente. A forma como as fotos eram obtidas era tão trabalhadas ao detalhe como os anúncios de TV. Usando dioramas de grande dimensão, conseguiam fotos que eram meio caminho andado para a venda do produto.


E já que falo no Sgt. Slaughter, falo dos seus renegados (que só chegaram a Portugal 2 anos depois). Da esquerda para a direita: Red Dog (ex profissional de futebol americano expulso por dureza desnecessária), Mercer (ex- Cobra Viper que viu a "luz") e Taurus (antigo acrobata de circo com alguns problemas psicológicos). Quando um agente G.I.Joe se relaxava ou precisava de ser endireitado, era enviado para o "matadouro", nome da unidade do sargento.

Sem comentários:

Enviar um comentário