sábado, 4 de setembro de 2010

Finalmente em Portugal

Bom dia, Joes...

Seria uma frase comum num briefing da série animada nos anos 80 ou 90 e só não digo no filme Rise Of Cobra (lá chegaremos), porque me refiro aos personagens que chegaram a Portugal em 1987, quando a linha já tinha 5 anos de existência... nos EUA, claro. Vamos ter a oportunidade de rever tudo o que foi (e ainda é) o magnífico ciclo histórico destas figuras que modernizaram o meio das figuras de acção e reinventaram o conceito. Se hoje em dia se fala em figuras de acção de 3 3/4" (95mm), é graças à linha dos G.I.Joe dessa escala. E como é sabido por muitos, se lhes chamamos "figuras de acção" é também derivado da existência de figuras do mesmo nome, embora de escala 12" (30cm). Mas tudo isso veremos ao longo dos dias, semanas, meses e anos que se esperam prósperos neste blog!

1987... o início!

Haviam os anúncios a brinquedos como há ainda hoje, aos fins-de-semana de manhã... e "iam para o ar" também aos finais de tarde, pouco antes do jantar. Foi nesta altura que vimos na TV o 1º anúncio de Action Force (G.I.Joe versão Reino Unido desde 1986 importada um ano depois). Os Cobra F.A.N.G.s surgiam por cima de um diorama de montanha atacando uma posição dos nossos heróis, o Cobra Stinger entrava num duelo com o AWE Striker, e tudo isto na mão de crianças que invejávamos. "Toma lá que é para aprenderes a ter maneiras" era a frase com que o actor de voz português terminava o anúncio enquanto a criança do anúncio atingia um F.A.N.G. com um míssil do Air Defense... ... quando o anúncio terminou, os meus olhos brilhavam, e eu não soltava um som. Apena sabia que aquilo era diferente de tudo o que já tinha visto... com 9 anos... estava "apanhado". No dia seguinte, tive o meu primeiro "Joe"... nome de código: "Flint":

1985 Flint


Na ausência de Hawk ou Duke que não haviam ainda sido lançados em Portugal, Flint tinha o comando operacional da Action Force. Tinha sido uma boa aquisição! A 2ª, para equilibrar as coisas, seria uma figura do inimigo, um Cobra que é ainda hoje uma das minhas favoritas, o "Snow Serpent", especialista em operações no ártico:

1985 Snow Serpent


O "filecard", cartão que acompanhava cada figura, referindo nome, especialidade(s), breve história da figura, etc, é o original que foi comprado nessa altura, em ´87. A linha de 1985 (que serviu de plataforma de lançamento em 1986 no Reino Unido e 1987 em Portugal), é pela generalidade dos fãs, reconhecida como a melhor de sempre. Por isso, é natural que tenha conquistado a miudagem (e alguns não tão miúdos) desde o 1º momento. E no que toca a este que vos escreve,verão até que ponto...

... continua.

Sem comentários:

Enviar um comentário