domingo, 5 de setembro de 2010

1º veículo

Tendo feito referência às primeiras figuras na minha colecção, cujas articulações são hoje tudo menos um exemplo de imortalidade imaculada, assim como os polegares e cintura, mostro-vos hoje o meu primeiro veículo. Originalmente lançado em 1985 nos EUA, chegou a Portugal em 1987. Às minhas mãos, chegou numa bela noite de frio e ao fim de 15 minutos estava montado e a saltar rampas feitas com livros no chão da sala. Na imaginação combatia hordas de Cobras em qualquer uma missão ultra-secreta...

1985 A.W.E. Striker

Nenhum outro veículo era tão comum nas colecções dos meus colegas de escola e amigos como o A.W.E. Striker.  Possivelmente devido ao preço mais acessível (cerca de 15€) ou à disponibilidade no mercado. Os veículos vinham desmontados nas caixas. Nada como se vê nos dias que correm. Eram quase modelos com capacidade de enfrentar "batalhas de brincar". Os autocolantes vinham numa folha à parte, assim como as instruções (blueprints) com os detalhes do veículo em questão que o brinquedo representaria.

1985 Crankcase

Como muitos entusiastas sabem, os filecards distribuídos na Europa traziam algumas alterações relativamente aos dos EUA. Neste caso falta o "S/N" e grau militar que se encontram (no original) algures no topo direito do ficheiro.

Crankcase no seu A.W.E. e com a Galil na mão.

O detalhe era algo nunca antes visto, especialmente em figuras tão pequenas. A evolução da 1ª série nos EUA para esta 4ª série foi galopante. Especialmente nas figuras. Já a 3ª série (de 1984 - havia uma série por ano) era fantástica. Mas isso, como tudo o resto, terão oportunidade de ver aqui.


Este AWE é claramente baseado no US Army´s Chenowth LSV que podem ver no filme "Força Delta", com o Chuck Norris, que enquanto fãs de G.I.Joe será sempre inspirador, por mais que seja um claro reflexo do típico filme de acção dos anos 80...

Neste momento, fazem parte da minha colecção 3 A.W.E. desta versão: Europeu, US e Canada.

Sem comentários:

Enviar um comentário