terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mochilas Motorizadas

Em 1987 nos EUA, foram lançados os "Motorized Action Packs", que curiosamente viriam a ser lançados em Portugal no ano seguinte, 1988. Uma raridade de acontecimento, sendo que o "gap" temporal era geralmente de 2 anos senão mais. Mas chegaram mais cedo e ninguém se queixou...


Estas "mochilas" são consideradas veículos/ estações de combate, sendo que podendo ser transportadas por encaixe nas costas das figuras, têm geralmente uma 2ª disposição ou forma de uso. Dotadas de motor de corda, são frágeis no seu mecanismo, e geralmente perdem a sua funcionalidade com o passar do tempo. Cheguei a ter motores que não funcionavam em packs acabados de tirar da embalagem.


 "Mochilas Motorizadas de Batalha" dos Joes: Radar Station (a corda é dada no prato do radar e quando activado, roda assim como o ecrã vermelho), Rope Walker (interessante a forma como as armas da figura podiam ser encaixadas em "clips" do próprio pack, movia-se por meio de uma corda), Helicopter (as lâminas eram bastante frágeis), Anti-Aircraft Gun, com uma mira que se perdia com facilidade, movia-se de um lado para o outro.


"Mochilas Motorizadas de Batalha" dos Cobra. Rope Crosser, que era uma variante da versão dos Joes, tinha um dispositivo diferente, uma vez que a corda atravessava duas rodas enquanto o Rope Walker tinha umas "garras" que se movimentando alternadamente, faziam o pack mover-se. Earth Borer, uma "toupeira" para instalar e detonar bombas, Pom-Pom Gun, uma arma anti-aérea com canhões que "disparavam" alternadamente e finalmente o Mountain Climber que uma vez segurado o gancho, puxava o veículo assim como a figura que o pilotava.  

Nesta altura, este tipo de motorização era muito utilizado em brinquedos e várias marcas de renome fizeram desta "mecânica de movimento" uma larga parte do seu sucesso, como era o caso dos Zoids, e penso que era interessante no sentido em que é demonstrativo e simbólico da época. Recordo-me de ser diversão experimentar pôr os packs que transportavam figuras a subir tudo e mais alguma coisa.

Preço no Pão de Açúcar (Jumbo/hoje Auchan): 675$ (escudo)

Sem comentários:

Enviar um comentário