sexta-feira, 18 de março de 2011

Patrulha do Céu - Os personagens

Em 1992 chegou a Portugal com os habituais 2 anos de "atraso" a Sky Patrol. Foi originalmente lançada portanto, em 1990 nos EUA. Antes de me debruçar sobre os veículos com a famosa pintura cromada, recordemos os 6 pára-quedistas.

 
A "Patrulha do Céu" usava moldes de corpos de figuras já existentes e provenientes de séries anteriores. As cabeças eram totalmente originais, no entanto. Com novas pinturas e um símbolo de uma águia com um relâmpago, tinham um aspecto poderoso!


A maior novidade era todavia, o pára-quedas que cada figura trazia. Cromado e funcional era divertimento para dias a fio.


Tal como uma mochila comum, era encaixado na figura. Para ser usado, era puxado o travão que prendia as duas metades, desdobrado o pára-quedas e atirado ao ar. A gravidade fazia o resto!

 
O pára-quedas (ou paraquedas) era feito de plástico com uma pintura cromada com o símbolo da Sky Patrol ao centro. É preciso alguma sorte e cuidado para que este tom não se desvaneça com o passar do tempo. Idealmente, deve ser guardado aberto, de modo a que os vincos não se tornem cortes.


Skydive, o líder da unidade. Treinado como Ranger em Fort Benning, era altamente rígido nos métodos de treino que passavam muito pela ausência de provisões... que fortalecia o espírito. Esta foi a minha 1ª escolha quando a série chegou a Portugal.


Dropzone, o especialista de armamento da patrulha. Um dos muitos que adora o que faz e cuja maior alegria é poder saltar do C-130 para o campo de batalha.


Altitude. Batedor de reconhecimento, tem sangue Apache. Com uma memória fotográfica, desenha tudo o que viu acerca do território inimigo com uma precisão que supera os mapas. Uma das figuras que o meu primo tinha e eu não. Boa razão para visitar a família!


Static-Line. Perito em demolições. Em vez de fazer explodir, a sua missão é prevenir que as coisas expludam. Uma vez no solo, procura armadilhas e desactiva-as. Nas suas folgas, esse poder de observação permite-lhe achar mais dinheiro na rua que qualquer outro. Static-Line era outra das figuras que o meu primo tinha. Entre os dois, em 1992 tínhamos a Sky Patrol (quase) toda.  


Airborne. Médico da unidade, a sua função primária é a manutenção do equipamento de salto de todos os operativos da Sky Patrol. E um dos mais apreciados. Além de se certificar que os pára-quedas abrem, quando chegam ao chão, certifica-se que todos saem vivos do campo de batalha. Foi a minha 2ª figura e a minha preferida na altura.


Finalmente, Airwave. O perito de comunicações. A sua maior virtude prende-se com a capacidade de manter e reparar equipamento de comunicação em plena batalha. Não há problema para o qual não encontre solução.

 

1 comentário:

  1. Aqui no Brasil, a "Patrulha do ar" só chegou em 1994 ou 1995, praticamente na última série. Nessa época eu já não ganhava mais bonecos da minha mãe :(


    Após 1993 não vinha mais com catálogo, não tinha comercial na TV e nem ganhavam muito destaque na loja, sendo que eu nem cheguei a conhecer direito quais eram os personagens, não tive nem um item deles... O brinquedo que estava ganhando espaço na época era Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seyia) e os Joes já estavam quase pra entrar na reserva hahahah

    ResponderEliminar